quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ocupação da Reitoria da UFMA: Avante estudantes!!! Derrotar a reitoria e os governos!!!

http://www.sistemadifusora.com.br/maranhao/item/26965-estudantes-ocupam-reitoria-da-ufma

Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ocupam o pátio da reitoria da Instituição desde as 16h30 desta terça-feira (07). Aproximadamente 400 alunos participaram de uma assembleia nesta tarde para por em discussão reivindicações da classe.

Entre as reclamações eles destacam precariedade na assistência estudantil, as condições da casa universitária, enormes filas no Restaurante Universitário, exigem mais linhas de ônibus para que possam atender à demanda, mais creches e professores.

Após a assembleia eles se deslocaram para a reitoria a fim de promoverem reunião com o reitor da UFMA, Natalino Salgado. A reitoria tem média de 20 funcionários e ninguém consegue sair do prédio. Segundo informações repassadas à produção de jornalismo da TV Difusora, comissões foram formadas pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e turnos foram feitos no sentido de garantir a permanência constante de estudantes. A comunicação entre alunos e reitoria é feita pelo segurança, já que os alunos ameaçam invadir a reitoria.

Representando a assessoria de comunicação da UFMA, a Prof. Ester Marques informou ao jornalismo que o reitor Natalino não está na capital maranhense, e viajou no sentindo de discutir parceria com o Governo Federal para solucionar os problemas da classe estudantil.

Segundo Ester Marques, será lançado pelo Governo Federal na próxima quinta-feira (09) um programa nacional de bolsas de permanência, a fim de resolver a questão dos alojamentos. A assessoria explicou ainda que esses alojamentos seguem uma legislação que rege as casas universitárias. Atualmente a UFMA tem 50 mil alunos e 15 mil precisam dessa assistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário