sexta-feira, 31 de maio de 2013

Moção de apoio à luta contra o aumento das passagens em Goiânia (GO)

O comando de greve estudantil e ocupação da UNESP Marília, através desta nota, se solidariza e reivindica a necessária luta da juventude e trabalhadores goianienses contra o aumento abusivo da tarifa do transporte coletivo. Atualmente, 8 campi da UNESP estão em greve estudantil. Após o avanço da mobilização dos estudantes, professores e trabalhadores aderiram ao processo, que tende a continuar se fortalecendo no combate às políticas dos governos que privatizam e precarizam os serviços básicos à população. 
A luta pelo transporte público, assim como a sociedade em que vivemos, tem dois lados bem distintos: de um, os donos das empresas e administradores públicos que atendem aos interesses dos empresários e de outro, os usuários (em sua maioria estudantes, trabalhadores e desempregados) atingidos pelo preço abusivo e má qualidade do transporte e trabalhadores da área do transporte, submetidos a péssimas condições de trabalho.

Compreendemos que somente através da luta garantimos os direitos que os governos nos negam. Nas últimas décadas, o Movimento Estudantil da UNESP Marília obteve importantes vitórias, como mais bolsas para os estudantes, melhorias nas condições de trabalho na universidade, moradia e restaurante universitário, laboratório de informática, cursinho pré vestibular popular e gratuito, entre outros direitos que o Estado deveria proporcionar para garantir uma educação de qualidade aos estudantes pobres. Esse exemplo nos motiva hoje a resistir aos ataques da reitoria ocupando a direção de nossa universidade.
A sociedade capitalista impõe inúmeros obstáculos a todos aqueles que se mobilizam por justas lutas, como o assédio da mídia burguesa e principalmente a brutal repressão policial. Os relatos de violência, abuso e discriminação cometidos pela polícia goianiense são fortemente repudiados por nossa organização, pois entendemos que o papel da polícia é defender, em nome do estado, os interesses dos grandes empresários.
Por esses motivos, reafirmamos nosso total apoio à radicalização do movimento, como única forma de garantir a vitória contra o aumento das passagens. A juventude e os trabalhadores devem exercer seu poder e avançar a partir de suas próprias experiências de luta.
CONTRA O AUMENTO! FORTALECER AS FRENTES DE LUTA PELO PASSE LIVRE!
POR TRANSPORTE E EDUCAÇÃO PÚBLICOS, GRATUITOS E DE QUALIDADE!
PELO FIM DA REPRESSÃO POLICIAL!

Comando de Greve Estudantil - UNESP Marília
31 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário