quinta-feira, 2 de maio de 2013

Moção de Apoio do IFCH-UNICAMP


MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE À MOBILIZAÇÃO DAS UNESPS

Nós, estudantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, queremos mostrar o nosso total apoio e solidariedade aos estudantes da UNESP dos campi de Marília, Ourinhos, Assis, Araraquara e demais campi que estão em greve ou mobilizados!

Apoiamos incondicionalmente os estudantes das UNESPs que se colocam em ocupação, greve e mobilização para reivindicar melhores condições de permanência estudantil. Sabemos que muitos estudantes dependem das bolsas e moradia para poder cursar a graduação, um direito elementar que é negado à maioria dos estudantes e que vem sendo cortado pelas diretorias. Sabemos também que muitos campi, principalmente os experimentais, não contam com moradias, restaurantes e bibliotecas. Também nos solidarizamos com discussões acerca do PIMESP, nos posicionando contra esse projeto reacionário e racista que não atende às reais necessidades da juventude negra, e que já foi aprovado parcialmente pela reitoria da UNESP, de forma autoritária e sem uma discussão nos campi de conjunto. Também apoiamos a pauta da democratização do acesso à universidade que esta sendo levantada, bem como a luta contra a estrutura de poder antidemocrática, herdeira da ditadura militar, repressiva e descomprometida com a qualidade da educação ou mesmo com sua serventia à população. As reitorias e direções das estaduais paulistas estão ligadas a grandes empresas e a centros tecnológicos, aplicando um projeto de universidade que precariza e privatiza as universidades, destinando imensas quantias de dinheiro para a construção de prédios e projetos de interesses privados, enquanto estudantes são impedidos de terminarem seus cursos por falta de permanência.

Acreditamos que essa estrutura de poder antidemocrática, que impõe o PIMESP a força e nega condições de permanência aos filhos dos trabalhadores que conseguem ingressar no ensino superior, é a mesma que pune e reprime os estudantes que se colocam contra seu projeto elitista, privatista e precarizante, e até mesmo aqueles que não seguem sua moral conservadora, como são os casos de punição aos 72 estudantes e trabalhadores da USP e dos estudantes do campus de Araraquara, que foram expulsos da moradia por praticarem livremente sua sexualidade.

Temos na Unicamp problemas muito similares, como, por exemplo, a falta de moradia, professores, funcionários e de “bolsa estudo”, além da terceirização, elitização, precarização e privatização de nossa universidade. Sabemos que trata-se de um projeto estadual, implementado pelo CRUESP junto ao governo do estado de São Paulo, a anos dirigido pelo PSDB. Neste sentido acreditamos que devemos nos ligar ativamente aos companheiros das UNESPs, unificando o movimento estudantil estadualmente e fortalecendo o movimento como um todo, nos colocando no caminho da vitória!

TOTAL SOLIDARIEDADE À LUTA DOS ESTUDANTES DAS UNESPS!
PELO ATENDIMENTO IMEDIATO DE TODAS AS SUAS REIVINDICAÇÕES!
PELA UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL ESTADUALMENTE!
CONTRA O PIMESP RACISTA E PRECARIZANTE DE ALCKMIN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário