terça-feira, 7 de maio de 2013

Moção de apoio da ANEL

http://anelonlinesp.blogspot.com.br/2013/05/todo-apoio-luta-dos-estudantes-da-unesp.html

A ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes –livre) declara seu total apoio a luta dos estudantes da UNESP por assistência estudantil e contra a aprovação do PIMESP no conselho universitário da UNESP.

A mobilização dos estudantes da UNESP coloca em evidencia a necessidade de mais políticas para assistência e permanência estudantil, denunciando o corte das bolsas de assistência, a falta de vagas para moradias em vários campi, a aprovação do PIMESP em um conselho universitário convocado as pressas e sem respeitar o tempo de debate nas unidades, além de exigir o aumento do valor das bolsas, a construção de moradias e restaurantes universitários, entre outras pautas.

O desmonte das universidades públicas através dos ataques a qualidade do ensino, como o ensino à distância e diplomas de formação continuada, da privatização das pesquisas, através de fundações privadas de fomento são os pilares da aplicação dos projetos dos governos federal e estadual para a educação publica no país e tem sua expressão mais evidente na aguda elitização das universidades do estado de São Paulo.

Nesse sentido, os poucos estudantes que conseguem passar no filtro social imposto para o acesso as universidades que é o vestibular ainda tem que enfrentar o desafio de conseguir se manter dentro da universidade. Na maior parte dos casos, os alunos de baixa renda são obrigados a abandonar os estudos por não conseguirem garantir o pagamento de moradia, alimentação e outros recursos necessários para o estudo!

O orçamento das três estaduais paulistas vem aumentando no ultimo período, acompanhando a taxa de crescimento do consumo, no entanto, quase nada foi repassado aos estudantes através da construção de infra-estrutura de qualidade e assistência estudantil. Dessa forma, o governo segue impedindo que os estudantes de baixa renda continuem seus estudos.

Contra essa política elitista que prevalece entre os dirigentes da universidade e o governador Alckimin nos somamos aos estudantes da UNESP com toda a solidariedade à sua luta e chamamos as demais entidades do movimento estudantil e social a assinarem essa moção e a se somarem as demais iniciativas da greve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário